6 dicas para lidar com o bloqueio criativo

14.7.16

Bloqueio criativo: problema que atinge todos os escritores. Saiba como lidar com ele!

Todos nós que decidimos mergulhar no mundo literário de cabeça, uma hora ou outra acabamos passando pela fase do bloqueio criativo e só Deus para sair dela. Escrever não é exatamente uma coisa fácil de fazer, mas aqui estamos e aceitamos esse desafio.

Eu tenho algumas dicas valiosas para superar esse bloqueio mental e voltar a escrever nossas palavras. Não que eu seja a primeira a tomar essa iniciativa, mas falo por experiência própria, funciona! Sendo assim, venho aqui reforçar o que muitos já sabem, mas não praticam.

como lidar com o bloqueio criativo



1. Planeje a sua história

Recomendo antes de qualquer coisa, que comece fazendo um planejamento da sua história. Isso ajuda muito quando você se sente perdido e não sabe o que escrever em seguida ou por qual cena começar.

Há várias formas de se planejar uma história; alguns utilizam pequenos resumos detalhados, outros simplesmente escrevem todas as ideias que tem e depois organiza, mas eu, em particular, uso o método de roteiro.

O que é um roteiro, nesse caso? É simplesmente tudo o que acontecerá ao longo do enredo! Eu separo capítulo por capítulo em tópicos, e cada acontecimento é anotado em subtópicos dos quais eu detalho mais à medida que as ideias vão vindo.

Essa é a dica que mais me salva, por isso, super recomendo!

2. Escreva todos os dias

Outra coisa que ajuda muito quando se está com bloqueio criativo é praticar a escrita todos os dias. Na minha opinião, um escritor deve estar sempre aprimorando, e olhando por esse lado, devemos sempre estar exercitando o nosso objeto de ofício. De certo que não é a coisa mais fácil de se fazer, pois nem sempre sobra tempo, mas faça o seu máximo!

Sugiro que, inicialmente, vocês criem uma meta para si mesmos. Comecem com pouco: 500 palavras por dia? 1000? Com o tempo você pode ir aumento de acordo com a necessidade. Em seguida, imprimam um calendário (em uma só folha) e vão marcando com um "x" todos os dias que cumprirem a meta, isso dá uma sensação muito gratificante de progresso, o que automaticamente traz mais animação para continuar escrevendo.

Lembrem-se: nada de preguiça e procrastinar! Às vezes é preciso forçar um pouco a escrita, mesmo que você não esteja tão satisfeito.

Ah! Não precisa ser só as suas histórias, escrever até a lista do supermercado está valendo.



3. Se envolva no tema que está escrevendo

Uma coisa que ajuda muito quando se está com o bloqueio criativo é assistir ou ler alguma coisa que tenha o tema que está escrevendo.

Isso é muito útil, pois ao pesquisar sobre o tema, é possível observar detalhes de como a trama está sendo construída, se inspirar na maneira que a história chegou até você de forma que você reflete a respeito. Mas nada de copiar os outros, hein?

Se não está com ânimo para ver ou ler algo extenso, é sempre bom dar uma ida até o nosso querido Google, lá a gente pode sempre encontrar dicas valiosas. O importante a se fazer quando está com bloqueio é: pesquisar! Pesquise bastante, absorva o máximo de conteúdo que puder.

Assim que achar que já é o suficiente, volte ao seu texto e vai perceber o quão o esforço valeu a pena.

4. Evite as distrações

Sabe quando você está tentando escrever e sempre algum barulho atrapalha? Ou a televisão muito alta, ou alguém conversando perto de você, ou alguma música que não te deixa concentrar? Essa dica tem exatamente a ver com isso.

Diminua as distrações! Isso inclui o Facebook que sempre vai estar ali te cutucando e prendendo, aquela pessoa que você não para de mandar mensagens... Tudo! Diminua todas as distrações.

Quando se está com bloqueio, qualquer coisa pode atrapalhar. Literalmente. Afinal, a sua mente não consegue mais concentrar naquele seu objetivo. Se possível, pegue um caderno, uma caneta e corre para o quarto e se tranque lá até que consiga escrever alguma coisa.

O grande segredo para escrever é o foco! Se esforce o máximo para não se distrair. Se possível, escreva por meia hora, faça uma pequena pausa para não fatigar e volte logo em seguida. Garanto que com isso sua criatividade vai fluir muito mais rápido.

como lidar com o bloqueio criativo

5. Anote todas as suas ideias

Geralmente quando se está com bloqueio criativo, sempre dá aquela vontade de escrever alguma coisa nova, não é mesmo? Pois bem, remetendo a dica anterior, o que você precisa é de foco, ou nunca conseguirá terminar nada que começou. Sendo assim, anote todas as suas ideias e volte nelas depois.

Se teve alguma ideia nova, que tal tentar incluí-la no texto que já está escrevendo? Com isso você terá coisas inovadoras e sem deixar que o desânimo te consuma por completo. Mas caso não consiga usar, apenas anote, pois como eu disse anteriormente, você corre o risco de nunca terminar nada.

Eu demorei muito tempo para aprender a utilizar essa dica, e por causa disso, estou com muita coisa em andamento. Recentemente decidi focar apenas em uma e está fluindo muito melhor. Pode ser que dê certo para você também!

6. Não hesite em pedir ajuda

E a última dica, mas não menos importante é: peça ajuda! Nunca é bom fazer algo completamente sozinho, e uma boa opinião de confiança é sempre bem-vindo.

+ Como escrever em dupla?

Então, se você tem algum amigo, namorado, algum parente, grupo de leitura, não hesite em perguntar. Pergunte se está indo pelo caminho certo e onde pode melhorar.

Críticas construtivas e incentivos é o que faz um bom escritor, além da dedicação do próprio, por isso, saiba como recebê-las sem ficar ofendido. Sempre agradeça e tenha paciência com os seus leitores, pois são eles que te farão crescer.

Pedindo ajuda, você já está automaticamente aumentando a publicidade do seu livro, o que é uma coisa ótima! Quando mais divulgação, mais chance de alcançar o seu público. Mas lembre-se, sem ser chato, hein?


Tem alguma dica de escrita para lidar com o bloqueio criativo que eu não citei aqui? Fale nos comentários, vamos trocar experiências!


Ajude uma blogueira:
desative o AdBlock e CLIQUE se o anúncio te interessar!

60 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Primeiramente seja bem-vinda à blogspera!
    Olha, recentemente comecei escrever uma história e sempre sofro com bloqueio literário, as suas dicas me ajudaram bastante. Eu me distraio muito fácil, o facebook, whatsapp e outras rede sociais são as coisas que me tiram do foco com muita facilidade. Algumas dicas eu não conhecia, vou colocar todas em prática, muito obrigado!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem sim, e você?
      Muito obrigada, criei o blog recentemente e estou muito animada com a ideia.
      Acho que todo mundo que escreve já passou, pelo menos uma vez, pelo bloqueio literário. Então resolvi deixar aqui o que eu faço para sair dessa fase. Coloque em prática sim, vai dar muito certo, garanto!

      Excluir
  2. Olá
    Gostei bastante de seu post, especialmente por conta das dicas, que foram muito bem planejadas. E acho que isso pode servir para várias situações. Quanto a mim, procuro escrever todos os dias, tento seguir um horário, também peço ajuda quando necessário e tento diminuir as distrações - mas não que seja uma tarefa muito fácil né?!
    Enfim, parabéns pelo blog e lhe desejo muito sucesso. Aguardo por mais posts seus :)

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico muito feliz que tenha gostado, passei algumas horas pensando no que escrever e no que eu fazia para melhorar a minha inspiração e surgiu isso daí. Acredito que pode sim servir para várias situações. E de fato, é bem difícil essa tarefa haha.
      Obrigada, espero te ver mais vezes por aqui!

      Excluir
  3. Que ótimo post, amei as dicas!
    No meu caso, é bem o contrário: Muitos posts pra escrever, totalmente atrasados! Mas acho que todas as dicas valem pro meu caso haha!
    Beijos e Morceguinhoos,
    Med ♥

    darkmedora.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado das dicas.
      Eu também tenho um monte de ideia que tenho que ficar anotando, o problema é que as vezes da bloqueio até com ela haha.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi linda tudo bem?! Eu já passei por esses bloqueios e achei suas dicas bem bacanas e produtivas principalmente a de estabelecer uma rotina e escrever todos os dias. Acredito fielmente que o aprimoramento vem com a prática.
    E seja bem vinda ao universo dos blogs..bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou bem e você? Bom, como eu disse em uma das respostas acima, acho que todo mundo já passou por esse bloqueio ao menos uma vez na vida. Acho esse da rotina um dos mais importantes, a prática leva a perfeição.
      E obrigada! Um abraço!

      Excluir
  5. Olá!! :)

    Ameia as dicas!! :) Devorei cada palavrinha do texto a procura de fromas de melhorar!! Adoro escrever e estou a começar um novo projeto! :) Isso vai ajudar!! ahah ;)

    Bem, eu ja fiz o meu calendario!! ahah E absorvi tudo! Espero que venham mais textos assim! Que o blog cresça muito! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico muito feliz que tenha gostado das dicas. Desejo boa sorte com o seu novo projeto e realmente espero que esse post te ajude de alguma forma.
      O meu calendário eu acho bastante divertido, me dá até uma sensação de orgulho. Virão mais textos assim, sim. Em breve postarei novas dicas. Tomara que o blog cresça mesmo!
      Boas leituras para você também!

      Excluir
  6. Que blog fofinho *-* Eu acho que esse post não é só para quem pretende escrever um livro mas sim para outros tipos de escrita. Eu não pretendo escrever um livro mas vou utilizar essas dicas para outras coisas. Muito boa essa dica, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achou fofinho mesmo? *-* Era exatamente o que eu queria, pessoalmente adoro coisas fofas. Sim, concordo que esse post não é só para quem pretende ser escritor, algumas dessas dicas são bem úteis para blogs e resenhas, penso eu. Espero que possa aproveitar bastante desse post. Fico feliz que tenha gostado.
      Um abraço!

      Excluir
  7. Olá Eduarda,
    Adorei as dicas. Apesar de não ser escritora, tenho problema de bloqueio criativo em relação ao blog, dá para acreditar? Sempre que isso acontece eu peço ajuda de pessoas que estão ao meu redor e isso faz com que a coisa fique menos pior.
    Gostei muito de todas as dicas e achei todas extremamente pertinentes e usuais.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado das dicas. E acredito sim, isso também acontece comigo, na verdade, estou em um momento como esse agora. Estou tentando me focar para que consiga escrever alguma coisa. Pedir ajuda costuma ajudar bastante mesmo.
      Mais uma vez, fico muito satisfeita que tenha achado as dicas úteis, espero que aproveite bastante delas.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Oi!

    Nossa, bloqueio criativo é uma merda. No momento estou passando por isso, não consigo ler nada e nem escrever nada por causa desse maldito bloqueio. Eu sigo algumas dicas já, mas ainda assim as vezes é tão dificil :( acho que quem escreve nunca poderia ter que passar por isso haha parabéns pelo post, tenho certeza que vai ajudar muita gente. =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Realmente, bloqueio criativo é uma merda. Eu passo por isso direito, e espero que você consiga superar o seu bloqueio, tanto para ler quanto para escrever. Mesmo com as dicas superar o bloqueio mental é uma coisa que exige esforço, mas é um meio mais fácil de sair dele. Concordo, seria uma maravilha para aqueles que escrevem nunca passarem por esse tipo de coisa. Agradeço, e tomara que ajude mesmo!

      Excluir
  9. Bom, eu não escrevo nada além de postagens para o blog, rs, então nunca tive que lidar com bloqueio criativo. Mas achei muito legal você se preocupar em compartilhar algumas dicas, bem legal essa de usar o roteiro para visualizar todo o enredo. E acho que diminuir as distrações deve mesmo ser essencial. Bem-vinda à blogosfera e sucesso com seu blog!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você devesse tentar escrever alguma coisa além do blog, eu pessoalmente adoro e isso é como uma terapia para mim. No entanto, percebi que algumas pessoas, além de mim, também passam por esses bloqueios com as postagens em blogs. Fico feliz que tenha gostado da ideia, eu só queria ajudar. O roteiro é uma das coisas que mais surge efeito nas minhas rotinas de escrita, e eu demorei muito tempo para saber que isso realmente funcionava. Diminuir as distrações acho que é essencial para qualquer área da vida quando se vai realizar algum projeto. Obrigada pelas boas vindas, e tomara que o blog cresça mesmo!
      Um abraço!

      Excluir
  10. Olá, eu também sou escritora e achei algumas de suas dicas bem interessantes, mas outras, para mim, não são tão interessantes assim. Por exemplo; não acredito que colocar metas para uma escrita diária possa ajudar em alguma coisa, pelo contrário, isso só atrapalha pois você acaba se sentindo pressionado para fazer alguma coisa e se já está com um bloqueio para escrever, isso não faz muito sentido. Forçar a escrita não é a melhor das opções pois o resultado não é satisfatório e pode acabar desanimando, é melhor que se dê um tempo para colocar as ideias no lugar e voltar a escrever com mais inspiração. Para isso eu gostei da dica de ler ou assistir alguma coisa, isso sempre me ajuda muito. Quando estou com dificuldade eu busco ler outras obras sobre o mesmo assunto para poder expandir um pouco minhas ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Sério que não acredita? Pra mim dá super certo e vem dando ainda mais nos últimos dias, mas juntamente com as outras dicas, claro. Ao contrário, não me sinto pressionada, inclusive, me sinto realizada quando eu bato a minha meta diária. No entanto, a minha meta é de 500 palavras, se eu passei é por inspiração, se não, deixo para o outro dia. Cada pessoa tem o seu limite, acredito eu. Ler e assistir algo sempre traz muita inspiração, e também bastante ânimo para escrever. Faço o mesmo.

      Excluir
  11. Oie, estou neste exato momento, vivendo um dos meus maiores bloqueios criativos. Estou na finalização de um projeto e falta apenas cerca de 10 capítulos para a história se encerrar e não tenho conseguido escrever nada. Abro o arquivo, corrijo capítulos anteriores, leio e releio o que já está praticamente limpo, mas não consigo avançar. Adorei as dicas, me senti compreendida e tentarei a partir de hoje, seguir seus conselhos. Foram mega úteis!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Eu já passei por isso e me forcei a escrever até o final, mas como não gostei muito do resultado, voltei colocando em prática as dicas que coloquei nesse post, e tem dado super certo. Tente seguir os conselhos sim, garanto que vai funcionar pra você também. Boa sorte!
      Um abraço!

      Excluir
  12. Oi Eduarda, tudo bom? Que post mais bacana! Gostei muito de conhecer seu cantinho e essas dicas super bem-vindas para os escritores. Apesar de não ser escritora, já anotei algumas, pois estou com bloqueio na hora de escrever minhas resenhas, o que tem sido bem chato. Tenho certeza que suas dicas irão me ajudar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Vou muito bem, e você? Fico feliz que tenha gostado do post! Eu tentei expor o máximo do que eu faço quando passo por bloqueios criativos, e acredito que pode ajudar muitos escritores. Espero que mesmo nos posts do seu blog, as dicas sejam muito bem aproveitadas. Boa sorte.
      Um abraço!

      Excluir
  13. Oiii Eduarda, tudo bem com você???
    Como futura escritora profissional, toda dica é muito bem vinda. Gostei bastante do jeito como você colocou as coisas mais importantes para sair de um bloqueio. Já tive vários e não lembro como sai deles, estou passando por um nesse exato momento e vou colocar algumas dicas suas em pratica.
    Muito obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Estou ótima, e você?
      Sim, concordo, toda dica que vejo por aí, eu absorvo! Espero que as dicas sejam proveitosas para que você possa sair do bloqueio que está passando. Boa sorte com isso.
      Eu que agradeço!

      Excluir
  14. Olá!
    Eu nunca escrevi nada além das resenhas do blog e tenho muita vontade de começar a escrever um livro. Tenho toda a história na cabeça, só falta colocar no papel (o que ainda não fiz por falta de tempo). Mas acho que com suas dicas, vou começar esse novo projeto. Vou dar início pelas metas, isso de escrever um pouquinho todo dia. E acho que esse método de roteiro deve ser o que mais ajuda na hora do bloqueio criativo.
    Anotei tuas dicas e muito obrigada pelo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Então é uma ótima hora pra começar a escrever coisas além de apenas resenhas! Garanto que é uma experiência deliciosa e você já tem as dicas para quando o bloqueio vier! Em breve postarei mais algumas, se ficar ligada, podem te ajudar muito a começar a colocar em prática o seu enredo. Caso tenha alguma dúvida, pode perguntar que farei um post especialmente pra você. espero que as dicas sejam bastante proveitosas. Boa sorte com o livro.
      Eu que agradeço!
      Um abraço!

      Excluir
  15. Olá
    Eu sou um grande exemplo de bloqueio criativo, kkk, eu tenho tipo uns 4 livros iniciados mas eu não consigo pro seguro com os mesmos, passei vários períodos tentando se dedicar a meu primeiro projeto, mas não consegui sair de poucas páginas de Word. Quanto às suas dicas, eu só faço uma delas, que é fazer um roteiro da história, a de se distrair é a que eu mais cometo, pois quando foi focar pra escrever sempre acaba aparecendo algo que me distrai pra caramba kkkk, até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Acho que estou indo pelo mesmo caminho que você. Estou com quatro livros parados também, mas tanto pela falta de tempo quanto pelo bloqueio criativo, estou em processo de fazer o roteiro delas. Tente ter um pouco mais de foco ao escrever, faça a meta de escrever todos os dias e garanto que os seus projetos irão para frente. As vezes acabo me distraindo também, mas nós autores precisamos lutar contra esse mau. Até.
      Um abraço!

      Excluir
  16. Oi Eduarda!
    Muito legal suas dicas. Confesso que não escrevo e por isso não tenho que passar por isso e ao mesmo tempo passo, pois as vezes perdemos inspiração para escrever resenhas e tal. Mas gostei muito de ler cada dica e vou aproveitar o máximo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado. Tente escrever outra coisa de vez em quando, talvez ajude com o bloqueio das resenhas. Espero que consiga absorver pelo ao menos algumas das dicas.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Oie...
    Ameei suas dicas!
    Não escrevo livros, mas, ás vezes foge inspiração para escrever postagens do blog, logo, suas dicas foram bastante úteis.... Uma coisa que costuma funcionar pra mim é assistir videoclipes musicais.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico mega feliz que tenha gostado!
      Eu posso garantir que escrever livros é muito divertido, deveria tentar. Mas ainda bem que as dicas foram bem úteis para você, mesmo em relação ao blog. Raramente assistir vídeos assim funciona pra mim, mas vou seguir isso que você falou caso alguma das dicas que passei não funcione.
      Um abraço!

      Excluir
  18. Oii!!

    Primeiramente, parabéns pelo post! Acho que é ótimo esses tipos de dicas que nos ajuda em diversos momentos...
    Gostei muito do texto é até salvei o link.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada! Sim, eu simplesmente amo ver posts desse tipo, sempre me ajudam muito.
      Fico feliz que tenha gostado e espero que seja bastante útil pra você.
      Um abraço!

      Excluir
  19. Oi,

    Adorei as dicas para quebrar o bloqueio criativo. O meu maior bloqueio é a falta de disciplina, mas estou tentando resolver este problema.

    Beijos

    Jucimara Pauda
    http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado. Boa sorte em resolver isso, confesso que ainda tenho um pouco de dificuldade com isso, mas tenho me esforçado.
      Um abraço!

      Excluir
  20. Olha, o bloquei criativo é muito comum eu mesmo vivo tendo kkkkk. Sua dicas são ótimas, mas as quatro primeiras foram as melhoras, planejar, praticar todos os dias, diminuir as distrações são ótimas dicas, vou até tentar algumas delas para ver se funciona.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, bloqueio criativo é a coisa mais comum que existe, e como você, eu vivo tendo. Sim, as quatro primeiras são as que mais causam algum resultado em mim, não que as outras fiquem para trás. Tomara que dê certo pra você.
      Um abraço!

      Excluir
  21. Adorei as dicas!
    E Adorei o post.
    Continue assim ;)
    Xoxo❤

    Blog Vivian Riguetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou tanto das dicas quanto do post! Vou continuar sim, pode deixar :)
      Um abraço!

      Excluir
  22. Bloqueio criativo sempre acaba ocorrendo em algum instante e isso se torna inevitável, mas simplesmente adorei as suas dicas pois quando bate essa falta de imaginação para escrever sempre assisto filmes ou postagens de redes sociais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, bloqueio criativo é uma coisa que não dá pra evitar uma vez ou outra. Fico feliz que tenha gostado das dicas, espero que elas sejam úteis pra você. Assistir filmes e ver postagens sobre o tema ajudam muito mesmo.

      Excluir
  23. Eu estava escrevendo um livro e a escrita estava fluindo muito bem, até que eu formatei o pc e perdi o livro. Comecei outro, mas isso ainda mexe comigo e não consigo escrever, e eu sei que a proposta do meu novo livro é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério?! Eu me odiaria caso isso acontecesse comigo. Por que você não salvou tudo online pra não perder antes de formatar? Se a proposta do livro é boa, basta ter um pouquinho de foco que você consegue. Tente seguir as minhas dicas, garanto que vai te ajudar.

      Excluir
  24. Nossa, que dicas bacanas!!! <3
    Eu não sou escritora, mas como blogueira também sofro com bloqueios criativos e tem uma dica em especial que é muito certa... Quanto mais vc escreve, mais vc tem vontade de escrever... Vivo isso sempre com o blog, quanto mais eu escrevo mais ideias eu tenho. Se fica uma semana sem postar, fico sem ideias nenhuma!!! É incrível.

    Adorei tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou das dicas!
      Acho que qualquer processo de escrita e de criatividade eventualmente passa por um período de bloqueio criativo, e inevitável. Sim, é exatamente isso, quanto mais você escreve, mais fácil a atividade se torna, e por isso, as ideias fluem muito mais rápido. E acontece o mesmo comigo, quando fico muito tempo sem escrever nada, fico ainda mais tempo.
      Fico muito feliz que gostou, mesmo!
      Um abraço!

      Excluir
  25. super bacana!! ando meio bloqueada as vezes e ctz farei tudo isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Tomara que você consiga sair do seu bloqueio com as dicas.

      Excluir
  26. Não escrevo profissionalmente, mas é um hobby que gosto de manter.
    E suas dicas são muito boas. Obrigada por compartilhá-las conosco!

    Sucesso com o blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu também tinha a escrita somente como hobby, mas minha paixão aumentou tanto que decidi tentar algo mais profissional.
      Fico feliz que tenha gostado das dicas, e eu que agradeço por ter dado uma chance.
      Obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  27. Adorei as suas dicas! Lidar com bloqueio criativo é bem complicado mesmo, eu quando tenho gosto de assistir e prestar mais atenção as coisas ao meu redor, sempre dá uma ajudada! heheh

    abração

    www.nathaliaorige.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado delas! Bloqueio criativo vem sendo um desafio para um monte de gente, e há várias formas de lidar com eles. E as vezes eu já fiz esse mesmo exercício que você, e realmente dá certo as vezes.
      Um abraço!

      Excluir
  28. Oi Duda, tá boa? cara, suas dicas são ótimas! Fiz questão de dar um lida em alguns dos seus posts mais novos, percebi que você aplica as regras em você, porque parece que o bloqueio criativo some na hora em que você escreve! Salvei nos favoritos, para os meus momentos <3 parabéns pelo blog, cheio de conteúdo!

    Peixinhos,
    talodemaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, de boa e você? Nossa, sério? Fico feliz que tenha gostado! Eu aplico em mim sim, eu vivo passando por momentos de bloqueio, então tento praticar cada dica que apresentei aqui e dá super certo. Espero que esse post seja bastante útil pra você! Muito obrigada, tento trazer o melhor para os meus leitores.
      Um abraço!

      Excluir
  29. Hey...
    Muito bacana suas dicas... anotei todas, ate porque estou com varios projetos que preciso terminar e não consigo kk. vou começar a aplicar suas dicas e focar em apenas um e quem sabe finalmente terminar um dos projetos da minha vida kk
    Beijocas...
    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado delas. Espero que elas sejam bastante úteis pra você e que você consiga terminar todos os seus projetos. Eu tenho tentado focar em apenas um ultimamente, tem sido um desafio pra mim.
      Um abraço!

      Excluir
  30. Oi Eduarda
    Não sou escritora, só escrevo resenhas mesmos, mas ás vezes acho que não vai sair nada na hora de escrever.
    Gostei das dicas.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Setembro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das dicas! Espero que mesmo para as suas resenhas elas sejam úteis.
      Abraços!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.