Retrospectiva Literária: Melhores leituras de 2016

7.1.17


retrospectiva literária melhores leituras

Olá, povo! Como estão? Espero que bem!

Estou trazendo a minha Retrospectiva Literária de 2016. No ano passado eu li, no total, 37 livros - contando livros físicos, ebooks e histórias completas no wattpad. No entanto, como já falei dos meus livros preferidos do wattpad, dessa vez estarei focando apenas nos publicados.


Separei um top 5 muito especial da Retrospectiva Literária 2016 para vocês. Vem comigo?



1. Como Eu Era Antes de Você


como eu era antes de você jojo moyes
Agora já não me lembro mais quando comprei esse livro, se foi no início do ano passado, ou no meio, só sei que quando peguei para ler... Não me arrependi!

A vontade de conhecer a história de Como Eu Era Antes de Você veio após eu assistir ao filme, então corri para conseguir o meu exemplar. Eu estava voltando aos poucos para a minha rotina de leituras e essa foi uma ótima escolha (mesmo que tenha me deixado com uma baita ressaca literária logo após).

É uma história de romance simplesmente linda, tão linda que ainda não tive coragem de escrever a resenha. Aliás, nunca chorei tanto com uma história! Sem dúvidas fica em primeiro lugar no top da retrospectiva literária.


2. Três Coisas Sobre Você


três coisas sobre você julie buxbaum
Três Coisas Sobre Você é um livro que eu não esperava muita coisa dele, para ser bem sincera. Eu achava que ia ser um livro mediano e comprei por ter visto centenas de comentários positivos, então minhas expectativas estavam extremamente altas. E não me arrependi!

É um livro jovenil, sim. Fala sobre superação, amizade, família e ainda tem um tom de suspense para saber quem é o "Alguém Ninguém" que eu acertei! Me identifiquei em várias partes e senti como se eu estivesse no ensino médio novamente. 

Veio para o segundo lugar da retrospectiva literária pelo motivo de ter enchido meu coração de alegria.


3. Inocência Perdida


Esse livro que tocou em mim de todas as formas (negativas) possíveis. Várias vezes durante o enredo senti meu estômago embrulhar em repulsa, isso porque a autora soube destacar os problemas de violência do protagonista tão bem que eu consegui me sentir na pele dele.

Priscila foi uma revelação para mim e esse livro foi um achado. É claro que não é recomendado para quem tem um estômago fraco e para quem não gosta de leituras cruas, mas é um excelente livro. 

Além disso, é uma história completa, mas confesso que a única coisa que me deixou ainda mais tensa foi o fato de ter uma continuação. Fico imaginando as atrocidades do próximo livro. Por isso vai para o terceiro lugar sem nem pensar duas vezes. 


4. Oníria


Eu sou muito fã de histórias de fantasias, ainda mais daquelas que são juvenis. Fazia tanto tempo que não me aventurava em uma leitura nesse estilo que fiquei mais do que satisfeita quando finalizei Oníria, que aliás, li em uma sentada.

Ir para um mundo dos sonhos, lutar contra um vilão, conhecer pessoas cativantes e excêntricas... Tudo que um livro do estilo pede. A autora abusou da criatividade em cada capítulo e soube fazer isso com perfeição.

Por eu ter engolido o livro tão rápido e gostado tanto da história que mal posso esperar pela consideração, vai para a quarta melhor leitura da retrospectiva literária.


5. Notas de um Megalomaníaco Minimalista


Notas de um Megalomaníaco Minimalista é um conto, li em ebook e por isso minha leitura foi mais lenta, porém não menos proveitosa. Foi o meu primeiro contato com esse tipo de escrita reflexiva e simplesmente adorei!

Eu sou uma pessoa que ama ler alguma coisa e quando finaliza fica pensando naquilo que leu por várias horas, e Matheus Peteleiro soube causar esse efeito em mim de forma incrível.

Mesmo em tão poucas páginas conseguiu entrar para a quinta melhor leitura do ano. Eu estava tão ansiosa para ler outra coisa do autor que já li o livro Mundo Cão (em breve sai resenha aqui no blog). Quem sabe este também esteja na minha próxima retrospectiva literária?






Então essas foram as minhas melhores leituras de 2016! Mal posso esperar para fazer a retrospectiva literária de 2017 e estou considerando aumentar para um top 10, quem sabe?

Você leram algum desses? Concordam com as posições? Aliás, me contem quais foram as suas melhores leituras, vou adorar saber!


parágrafos e travessões

11 comentários:

  1. Não vejo a hora de ler Como eu era antes de você, está na minha lista para esse ano <3

    ResponderExcluir
  2. Maravilha!!!
    Em 3º lugar! Realmente, o leitor tem que ter estômago forte. Até para escrever foi difícil, mas são fatos que acontecem a cada dia. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Como eu era antes de você está na lista gigantesca de leitura que fiz para esse ano! ehehe Estou no terceiro livro e espero chegar na meta (100 títulos! kkkk). Tem ele e a sequência 'depois de você' aguardando! Bom saber que é tão legal quanto eu estou esperando que seja! <3
    Os outros vou adicionar na lista para conhecer!
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. O único livro da lista que eu tenho é Como eu era antes de você, mas ainda está na lista de espera, assisti o filme e detestei, aí acabei perdendo o interesse no livro, mas esse ano eu acho que vou me obrigar a ler, porque sempre vejo pessoas falando bem, inclusive minha mãe leu e adorou, disse que é muito melhor que o livro!
    Estou começando o blog agora, se alguém puder dar uma olhadinha, críticas construtivas são muito bem vindas!!
    https://leiturasdeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre estou em busca de novos títulos para ler, e da sua lista anotei o 2,4 e 5. O primeiro não coloquei porque não gosto de histórias que me fazem chorar, mesmo que sejam fofas hahahaha e o 3 nem se fala rs se fofo já não gosto imagina esse que vc diz ser de doer na alma. Bjs

    ResponderExcluir
  6. irei ler O Notas de um Megalomaníaco Minimalista parece ser bom

    http://ygorlimablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dos cinco que citou, só conheço o primeiro e morro de vontade de ler o segundo. A Jojo sempre arranja um jeitinho de mexer com o nosso coração por completo, né? Eu super te entendo quando diz que teve uma ressaca literária após a leitura desse livro, ele é incrível e eu também não soube como lidar com a vida depois de conhecer a história de Will. Virou um dos meus favoritos pra levar pra vida ♥

    ResponderExcluir
  8. Dessa lista eu tenho muita vontade de ler Como Eu Era Antes de Você, mas agora só acho na versão com capa do filme, e eu gosto das capas originais :(

    ResponderExcluir
  9. Esse ano de 2016 tiveram lançamentos maravilhosos!Espero que continue assim em 2017 <3

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum desses livros e dois deles já estavam em minha lista. Desejo diminuir minha lista, mas está ficando dificil, pois sempre aparece novos livros que me chamam a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto destes tipos de postagens pois simplifucam 1 ano de leitura e indicam os melhores livros. Eu não li nenhum destes livros mas em 2o17 gostaria de me dedicar a terminar as séries que já iniciei, porém como alguns são livros únicos posso coloca-los na minha lista.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.